top of page
Saci_2023_Boitata-01.png

Palestras e Debates 2023
Museu Oscar Niemeyer

Participe das mesas de debate do SACI. Uma oportunidade para aprofundar o seu conhecimento à respeito de assuntos relacionados à educação, cultura e entretenimento.

08

julho

 10h00 | Online | Youtube do Saci

"Lugar de criança é no cinema"

Produzir audiovisual para crianças e promover espaços de encontros por meio de festivais e mostras parece um caminho cada vez mais consolidado em nosso país. Em cima dessa temática, Irá Santos e Paula Gomes irão compor a primeira mesa online do Festival Saci: LUGAR DE CRIANÇA É NO CINEMA! O debate é sobre os lugares que a infância pode e vem ocupando dentro, diante e por trás das telas. Participe online!

Quando: 08/07, às 10h (online)

Mediação: Diana Reis  (@dianaosreis)

Convidadas: Isabela Silveira, Irá Santos (@_iragarapua e @cinemaesal) e Paula Gomes (@paula_tgomes)

Link youtube: https://www.youtube.com/live/7RozSWrRkOU?feature=share 

10

julho

 10h00 | Online | Youtube do Saci

"Telas. Mocinhas ou vilãs?"

O debate sobre a presença das telas e conteúdos audiovisuais para as novas gerações é o que motiva a mesa online TELAS: MOCINHAS OU VILÃS? Sem maniqueísmos ou respostas simples, as convidadas Kemla Baptista, Isabela Silveira e Jéssica Costa localizam os desafios impostos a famílias e educadores, sempre analisando os contextos de vida e as novas (e desafiadoras) formas de ser criança num mundo cada vez mais conectado.

Quando: 10/07, às 10h (online)

Mediação: Diana Reis (@dianaosreis)

Convidadas: Kemla Baptista (@kemlabaptista), Isabela Silveira (@oipraisabela) e Jéssica Costa (@criancaeconsumo) 

Link youtube: https://www.youtube.com/live/RPcNTn-dxt8?feature=share 

11

julho

 11h00 | Online | Youtube do Saci

"Os desafios da Curadoria: curadoria Saci 2023"

As questões que atravessam a infância contemporânea, tratadas pela nova produção audiovisual do Brasil e fora dele; este é o tema da mesa CURADORIA SACI 2023, com presença das curadoras da 2ª edição da Mostra. Durante o bate-papo online, Célia Catunda, Marília Hughes e Isabela Silveira falam sobre a seleção deste ano, compartilhando com o público um pouco do que a programação traz de melhor.

 

Quando: 11/07, às 11h (online)

Mediação: Diana Reis (@dianaosreis)

Convidadas: Isabela Silveira (@oipraisabela), Marília Hughes Guerreiro (@marilia_hughes) e Célia Catunda (@celiacatunda)

 

Link youtube: https://www.youtube.com/live/PdAJ3M8gkpQ?feature=share 

15

julho

 17h30 | Museu Oscar Niemeyer

" Conversa com o SACI: curadoria, proposta educativa
produção e dublagem"

Nascida do desejo que filmes de diferentes partes do mundo chegassem a nossas crianças, a SACI 2ª Edição  vem repleta de obras capazes de comunicar a pessoas de todas as idades. Para contar um pouco de como foi pensado o projeto deste ano, organizamos esta mesa com a equipe do festival, com idealizador e idealizadora, além de produção, curadoria e educativo.

 

Quando: 15/07, às 17h30

Onde: MON (presencial)

Mediação: Diana Reis

Convidadas: Isabela Silveira, Isadora Flores, Rafael Perry, Bruno Rodrigues

17

julho

 17h30 | Museu Oscar Niemeyer

"Territórios e infância"

O que acontece na infância não fica na infância, já diz o dito popular. As crianças vivenciam suas infâncias no tempo presente, articulando suas experiências com os demais sujeitos que estão no mesmo tempo-histórico delas, mobilizando suas próprias estratégias de significação e compreensão do papel que desempenham no mundo em que estamos. Pensar sobre esses trânsitos tanto físicos quanto simbólicos que se impõem é parte central desta mesa de conversa.

 

Quando: 17/07, às 17h30

Onde: MON (presencial)

Mediação: Isabela Silveira

Convidadas:  Moisés António, Bea Gerolin (@beagerolin), Andréia Kaláboa e Marcia Cristina dos Santos

20

julho

 17h30 | Museu Oscar Niemeyer

 

"Outras infâncias possíveis outras narrativas necessárias"

Na infância, questões de caráter geracional se articulam com outras dimensões da vida, como raça, gênero, origem e afins. Desta maneira, discutir uma produção cultural que considere as inúmeras possibilidades de ser criança e de se viver a infância é o cerne desta mesa, com reflexões que apontam para os efeitos positivos da pluralidade de vozes e abordagens quando o assunto são os mundos infantis construídos dentro e fora das telas.

 

Quando: 20/07, às 17h30

Onde: MON (presencial)

Mediação: Diana Reis

Convidadas:  Camila Macedo (@cml.macedo), Larissa Nepomuceno (@larissanpm) e Juliana Sanson 

21

julho

 17h30 | Museu Oscar Niemeyer

"Mulheres Corajosas"

Se por um lado parece que muita gente já sabe que “lugar de mulher” é onde ela quiser, por outro as meninas ainda estão construindo a percepção das várias possibilidades do que é ser menina e mulher no mundo atual. As personagens de desenhos e filmes para crianças vem assim desempenhando papel importante na produção dessas novas imagens de feminino, e nesta mesa a conversa gira em torno das aventuras e habilidades imaginativas dessas que já foram ou ainda são meninas.

 

Quando: 21/07, às 17h30

Onde: MON (presencial)

Mediação: Diana Reis

Convidadas:  Marília Hughes Guerreiro, Célia Catunda, Nathalie Tric, dubladora calamity

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page